Logo-Depois-do-Altar
e-book-como-eliminar-discussoes-e-salvar-seu-casamento-mesmo-que-ja-tenha-caido-na-rotina

Baixe o E-book: Como Eliminar Discussões e Salvar seu Casamento, Mesmo que já Tenha Caído na Rotina

  DESCUBRA O SEGREDO DOS CASAIS MAIS FELIZES ! 

Baixar E-book grátis !

Como Começar um Culto em Família, Mesmo que Você Tenha Apenas 5 Minutos por Dia

Certamente é no lar que nossa vida espiritual prospera ou fracassa. Muitos de nós frequentamos religiosamente aos cultos de domingos, mas o restante da semana sequer fazemos uma breve oração em família. O resultado disso é que temos uma vida espiritual muito diferente daquela que aparentamos aos domingo na igreja.
Exemplo de imagem
Como seria se alguém visitasse você e ficasse dois meses em sua casa? O que ele aprenderia sobre oração? O que escutaria da Palavra? De que maneira a vida desse visitante seria impactada através da vida devocional que você tem em família? Perguntas como essa revelam muito de nossa situação atual.

Muitos não conseguem iniciar um culto em família, simplesmente, porque planejam uma liturgia exagerada, como por exemplo, haverá o momento da oração, depois do louvor, em seguida a leitura da Palavra, depois oração novamente, mais dois ou três louvores e se possível oração silenciosa. Tudo isso faz um culto em família durar no mínimo uma hora, não é de estranhar quando as pessoas dizem não ter tempo para tal. Assim como ninguém corre uma maratona da noite para o dia, ninguém consegue fazer um culto em família de uma hora da noite para o dia, você deve começar aos poucos. Que tal começar andando um quarteirão, antes de correr uma maratona...ops! Que tal começar com 5 minutos antes de ter um culto que dure uma hora ou mais...
Aqui vão algumas sugestões para começar um culto de 5 minutos imediatamente:

Segunda-feira: pode ser o dia da oração, nesse dia apenas ore.
- Seja breve (lembre-se o culto é de 5 minutos e você deve dar a oportunidade de outros orarem também).
- Se você tiver filhos, suas orações devem ser a respeito de algo que eles entendam. Ore por eles, mencionando seus nomes.

Terça-feira: Cante Louvores
- Escolha louvores sadios, lembre-se, como você tem apenas 5 minutos deve aproveitar o tempo ao máximo, procure louvores que ensinam a Palavra de Deus, geralmente cantar os Salmos ou recorrer a livros de hinos cristãos antigos, tais como: O Cantor Cristão ou a Harpa Cristã podem ajudar, evite músicas que simplesmente emocionam ou estão na moda.

Quarta-feira: Leia um trecho das Escrituras
- Novamente, já que você tem apenas 5 minutos, deve ser escolhido um texto que ensina de maneira fácil e aplicável para o dia a dia. Pergunte: Como podemos aplicar esse versículo ou parábola em nossa vida? O livro de provérbios ou as parábolas de Jesus podem ser muito úteis nesse caso.

Quinta-feira: Ouça seus filhos, sua esposa ou seu marido.
- Pergunte se estão tendo alguma dificuldade, se não houver problemas sérios pergunte sobre seus sonhos. Em seguida, ore por eles ou de um conselho.

Sexta-feira: Testemunhos
- Peça que contem algum testemunho em que puderam observar a ação de Deus em sua vida. Caso não tenham algo dizer, você deve ter um testemunho para contar. Quando não for possível, recorde o versículo lido na quarta-feira e pergunte: o versículo que lemos na quarta, em que momento foi possível lembrá-lo ou utilizado na vida de vocês?

Sábado: Leia um devocional ou trecho de um bom livro.
- Existem diversos devocionais de qualidade, uma boa pedida é ler um capítulo do livro "O Peregrino" todo sábado.

Domingo: Conversa
-Você pode comentar sobre a palavra que ouviram no culto e como ela esta relacionada a vida de vocês. Será uma ótima conversa!


Baseado no livro: Teologia Puritana Doutrina para a Vida de Joel Beeke e Mark Jones capítulo 53 páginas 1215-1240
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!
   QUEM SÃO MAURÍCIO E THALITA ?
Maurício e Thalita
Maurício e Thalita Ajudam casais a restaurarem seu relacionamento. São casados, cristãos e especialistas em aconselhamento para casais. Autores do livro: Como Eliminar Discussões e Salvar seu Casamento, Mesmo que já Tenha Caído na Rotina. Fundadores do Depois do Altar, Maurício é Teólogo e possui formação em aconselhamento bíblico.